Como o coworking ajuda na sua produtividade?

 em Blog
Representação de um trabalho com o coworking.

O Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho e é a mais nova tendência para quem deseja dar um UP em suas atividades. Espaços de trabalho, horários flexíveis, networking, colaboração, membros independentes, mas que podem dialogar, inspirar e motivar uns aos outros convivendo no mesmo ambiente. Mas por que eles podem melhorar a sua produtividade?

Aqui estão cinco formas em que o coworking pode impulsionar a sua produtividade:

1- O coworking potencializa suas ideias

Quando estamos em um coworking compartilhamos o espaço com profissionais que podem ser do mesmo segmento ou áreas distintas, com habilidades e talentos únicos. E o legal é que você pode aproveitar o conhecimento deles sempre que for necessário.

Como há pessoas suficientes para consultar no espaço de coworking, não precisará sair do escritório para obter aconselhamento profissional, capacitação ou inspiração. Isso minimiza o desperdício de tempo.

O Coworking também favorece o brainstorming, que é o pensamento de que ideias sempre puxam outras ideias. Por isso, quando uma pessoa compartilha aquilo que está pensando, as outras ao seu redor sentem-se estimuladas a dividir suas propostas também e aprender coisas novas todos os dias com seus colegas de trabalho. Essa experiência será útil em sua vida profissional, afinal você estará concluindo projetos mais rápido do que o normal, aproveitando as habilidades que está adquirindo hoje.


2 – Pessoas mais felizes, mais produtividade

O coworking torna conexões pessoais possíveis. Sabemos que no ambiente de trabalho podemos construir relações de amizades que contribuem para nos sentirmos mais engajados, motivados e menos solitários. Todas essas reações positivas juntas fazem da interação, no trabalho conjunto, a chave para a felicidade profissional, o que consequentemente, aumenta a produtividade.

Na mesma linha, os colegas de trabalho tem um forte sentimento de pertencimento quando socializam. Esses profissionais se tornam amigos e suas vidas estão interligadas de uma forma especial, tornando o local de trabalho cada vez mais parecido com o seu lar.

É este sentimento de pertencimento que dá às pessoas a motivação de irem trabalhar mais cedo do que o necessário e ficar além do horário de trabalho especificado.

3 – A empatia potencializa resultados

Trabalhar em ambientes restritos pode engessar a equipe, fazendo com que sejam executadas atividades de formas robotizadas. É por isso que um gerente que não estabeleça uma relação mútua com os funcionários estabelecerá metas humanamente inatingíveis, esperando que funcionem como um software programável.

Mas quando os funcionários trabalham em um escritório flexível, até mesmo os chefes conseguem entender as dores e lutas que seus funcionários enfrentam para sobreviver.

Os funcionários, por outro lado, entendem que os chefes também são humanos, com sentimentos e expectativas como qualquer outra pessoa.


Esse entendimento permite que os executivos ajudem seus funcionários a crescer profissionalmente enquanto, por outro lado, os funcionários veem a necessidade de trabalhar mais para impressionar os chefes. No final, todos se tornam produtivos de forma otimizada.


4 – Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Se você é um freelancer que trabalha em casa, provavelmente entende como é difícil manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. Às vezes, você quer se concentrar em suas tarefas profissionais, mas seus filhos ou animais de estimação tem ideias diferentes.

Pessoas que trabalham em espaços pequenos também são propensas a interações distrativas entre trabalho e vida pessoal.

Devido à solidão e ao tédio, eles se pegam pensando nos problemas que deixaram em casa, afetando, consequentemente, sua produtividade geral.


Com o coworking, temos o conforto de casa e a estrutura de um office, não havendo assim, espaço para pensamentos distrativos, pois há um brainstorming de alta intensidade envolvido.


Esse é um passo positivo para alcançar o tão necessário equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

5 – O Coworking é naturalmente estimulante

Isso não está cientificamente comprovado, mas todos concordam que é válido: trabalhar em um ambiente repleto de outras pessoas provavelmente irá estimular você a trabalhar mais.

A visão de pessoas ocupadas, o som de pessoas se consultando e o sentimento de realização que vem ao ajudar um colega de trabalho em dificuldades, colaborar em projetos, dividir sonhos… tudo isso vai inspirar produtividade.

Texto criado por: Prof.palloma@gmail.com

Revisão e Otimizações: https://meajudacleo.com

Postagens Recomendadas
Precisa de ajuda?
X