Coworking: o que é e quais suas vantagens e desvantagens

 em Blog

Pessoas utilizando espaços de coworking

O que é Coworking?

Coworking é uma palavra genérica que geralmente é usada para descrever qualquer situação em que duas ou mais pessoas estejam trabalhando juntas no mesmo lugar, mas não para a mesma empresa.

Os espaços de coworking cresceram nos últimos anos como uma alternativa para trabalhar em casa ou em seu próprio escritório.

Dessa forma, esses espaços oferecem flexibilidade, oportunidades de networking e, para alguns, benefícios de produtividade.

Vantagens do coworking

Embora trabalhar em casa tenha muitas vantagens, também tem desvantagens, como, por vezes, fazer com que você se sinta isolado. O que o site Wikipédia diz sobre espaços de coworking é:

Além de apenas criar melhores locais para trabalhar, os espaços de coworking são construídos em torno da ideia de construção de comunidades e sustentabilidade.

Os espaços de coworking concordam em defender os valores estabelecidos por aqueles que desenvolveram o conceito em primeiro lugar: colaboração, comunidade, sustentabilidade, abertura e acessibilidade.

Espaços de coworking e seus ambientes criativos

Talvez o aspecto mais atraente desses estabelecimentos seja o ambiente criativo e o senso de comunidade de profissionais afins.

Como alguém que trabalha em casa há mais de uma dúzia de anos, às vezes você pode sentir que está perdendo o companheirismo que os outros experimentam quando frequentam um escritório regular para trabalhar e colegas para se relacionar.

Sem dúvidas, podemos até sentir falta de simples atos como cumprimentar cada um no início do dia ou compartilhar um café.

Um espaço de coworking oferece esses benefícios, ao mesmo tempo em que permite manter minha liberdade. Também me tira da casa e todas as suas distrações.

As pessoas que tendem a trabalhar melhor ao lado de outras pessoas (por exemplo, extrovertidos) podem apreciar muito o coworking.

Coworking e networking possuem relação importante

Outro benefício do coworking é o potencial de networking. As pessoas que você encontra nesses espaços podem estar procurando por seu tipo de trabalho e/ou podem ser grandes recursos no futuro.

Finalmente, muitos espaços de coworking oferecem comodidades como cozinhas abastecidas com lanches e bebidas, internet de alta velocidade, impressoras, salas de reunião e até mesmo sofás e outros locais para uma pausa confortável.

Ao contrário de usar uma cafeteria ou lanchonete como seu escritório, os espaços de coworking são melhores quando se trata de aumentar sua produtividade. Mesmo se você for autônomo, profissional liberal e, até mesmo, proprietário de uma pequena, média ou grande empresa.

Custos e desvantagens do Coworking

A maior desvantagem dos espaços de um coworking em relação a trabalhar em casa é que ele não é gratuito. Ainda assim, é mais barato do que alugar seu próprio escritório.

Outro ponto negativo do coworking é que você pode ter os mesmos tipos de distrações que teria se trabalhasse em um escritório: interrupções de colegas, barulho e menos privacidade.

Se você é do tipo de pessoa que fica muito distraída com outros trabalhando ao seu redor, então os espaços de um coworking é apenas algo que poderia fazer quando as coisas em casa ficassem muito barulhentas (como durante as reformas em casa).

Conclusão: Vantagens e desvantagens dos espaços de coworking

Em suma, antes de se comprometer com espaços de coworking, considere sua personalidade e estilo de trabalho.

E se você é de Aracaju – Sergipe, aproveite e faça uma visita ao nosso espaço, o Conviva coworking oferece várias soluções para você que está iniciando no mundo dos negócios, e também, para qualquer marca que já está presente no mercado.

Para qualquer dúvida em relação a esse assunto, você também pode entrar em contato com nossos canais de atendimento.

Visite nossa página sobre nossos espaços ou conheça os nossos planos clicando aqui.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Um dos principais benefícios do coworking é o networking entre profissionais.
X